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Serviços Gerenciados de TI vs Serviços de Consultoria de TI: Saiba a diferença

Serviços Gerenciados de TI vs Serviços de Consultoria de TI: Saiba a diferença

Serviços gerenciados de TI e serviços de consultoria de TI são serviços de tecnologia da informação e as empresas que fornecem um deles, muitas vezes também fornecem o outro. Embora ambos tenham benefícios semelhantes para oferecer às organizações, há uma diferença no escopo desses serviços. Este artigo analisa ambos para entender as diferenças.
A tecnologia da informação (TI) é grande hoje e empresas de todos os domínios adotaram a tecnologia da informação para agilizar suas operações de negócios e aumentar a produtividade e a eficiência. Algumas das maiores empresas de TI hoje fornecem uma gama completa de serviços para atender às variadas exigências das empresas e seus distintos objetivos e objetivos de negócios. Então, você tem consultoria de TI, serviços de suporte gerenciados, serviços gerenciados de TI, serviços de desenvolvimento de software, e assim por diante. Aqui vamos olhar para dois desses serviços – serviços gerenciados de TI e serviços de consultoria de TI – para entender suas diferenças.

O que são serviços gerenciados de TI?

Os Serviços Gerenciados de TI referem-se à terceirização proativa de um ou mais aspectos do suporte e gerenciamento de infraestrutura de TI de uma empresa a um provedor de serviços gerenciado. O provedor de serviços é uma empresa de Tecnologia da Informação com uma equipe de especialistas em domínios e é referido como Provedores de Serviços Gerenciados (MSP). Nesse modelo, a empresa que busca os serviços (o cliente) detém a propriedade total da infraestrutura de TI sendo terceirizada, enquanto a responsabilidade do provedor se estende apenas à prestação dos serviços gerenciados. Há um contrato ou acordo assinado por ambas as partes que define os critérios e métricas a serem cumpridos.
Embora a maioria das grandes empresas de TI tenha uma equipe interna que analisa a gestão da infraestrutura de TI, pequenas e médias empresas, incluindo startups, não podem se dar ao luxo de ter uma equipe de especialistas trabalhando para elas. Isso dificulta que eles acompanhem as últimas atualizações de tecnologia e ameaças à segurança. Muitas vezes, profissionais não-de TI na empresa são forçados a pesquisar sobre a gestão da infraestrutura de TI, o que ocupa tempo e afasta o foco de outros aspectos das operações de negócios.

Exemplos comuns:

  • Gestão de Sistemas
  • Backup e recuperação de dados
  • Armazenamento e Gerenciamento de Dados
  • Gestão e Monitoramento da Segurança de Rede
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Produção, Suporte e Manutenção de Software
  • O que é serviços de consultoria de TI?
A IT Consulting Services refere-se à prática de empresas que buscam a assessoria de especialistas em domínios em diferentes áreas da tecnologia da informação, a fim de obter insights sobre como fazer o melhor uso da tecnologia da informação para alcançar seus objetivos e objetivos de negócios. Também é chamado de consultoria tecnológica e consultoria de TI, e basicamente envolve um especialista oferecendo serviços de consultoria ou consultoria para uma organização (o cliente). O setor de consultoria de TI envolve três grandes tipos de provedores de consultoria – empresas e empresas de TI, empresas de pessoal e consultores independentes.
Com a introdução de novos conceitos em tecnologia, como nuvem, mobilidade e Big Data mudando o cenário de negócios, as empresas têm que evoluir constantemente suas estratégias para se manterem competitivas. No entanto, ter uma equipe interna para traçar estratégias sobre o trabalho e as operações baseadas em TI não é uma opção viável para muitas pequenas e médias empresas, principalmente por causa dos custos envolvidos e também da óbvia falta de conhecimento e especialistas em domínio.
Uma organização cliente pode contratar os serviços de uma empresa de consultoria de TI para diferentes propósitos, dependendo de suas exigências. Então, você tem alguns consultores de TI fornecendo conselhos objetivos, outros compartilhando seus conhecimentos e conhecimentos com a equipe de desenvolvimento da organização, e ainda outros oferecendo ajuda temporária para quebrar um projeto complexo com sucesso. No entanto, o objetivo comum dos consultores de TI é desenvolver estratégias de longo e curto prazo que ajudem a organização cliente a impulsionar o crescimento dos negócios e gerar novos fluxos de receita.

Exemplos comuns de serviços de consultoria de TI:

Desenvolvimento e Gestão de Sites e Bancos de Dados
Expertise no uso de ferramentas e processos complexos de TI
Assessoria sobre os investimentos certos em TI
Insights adquiridos com a experiência para ajudar as empresas a tomar decisões corretas
Tanto os serviços gerenciados de TI quanto os serviços de consultoria de TI ajudam as organizações a obter os benefícios comuns da redução de custos, acesso à experiência e experiência, tempo para se concentrar em questões principais de negócios e muito mais. No entanto, a diferença básica é que, enquanto a consultoria envolve buscar conselhos e sugestões de prestadores, os serviços gerenciados são sobre buscar seu envolvimento na realização do projeto.